h1

O que é uma maquina virtual

07/01/2009

O que é virtualização:

Basicamente é capacidade de executar um programa de forma não baseada ao seu O.S, configuração e hardware. Esse programa rodaria baseado em um hardware “virtual”, não mudando em nada as configurações físicas da máquina.

O hardware seria “virtual” é necessário que exista um software por trás que torne isso possível, um controlador, como um programa de acesso remoto que gerência o acesso entre duas máquinas ou um emulador de consoles.

Virtualização não passa de uma grande simulação.

O que é uma máquina virtual:

Como você é capaz de simular um software com um “hardware virtual” e até um console através de um emulador seria possível simular um O.S inteiro (rodando um O.S igual ou diferente do seu) com hardware e softwares instalados? Sim, e é exatamente isso o que é uma máquina virtual.

Máquina Virtual  (VM) é a capacidade de você virtualizar um pc inteiro, com hardware, O.S e software próprios.

Ao contrário que muitos pensam é incrivelmente simples fazer isso. (depois ensino como)

Para aqueles que preferem maiores detalhes sobre a arquitetura de uma VM vale lembrar que elas geralmente rodam em cima do O.S do PC.

Arquitetura convencional de uma VM (nosso caso):

Como funciona VM

Como funciona VM

Como vocês notaram, pelo fato da VM rodar em cima do O.S isso trás uma perda de performance considerável, quem já programou (principalmente em Java) sabe do que estou falando. Mesmo assim as vantagens que ela tem são muito maiores que seus problemas.

Programas para virtualizar:

Como não uso de Linux prefiro falar de programas que conheço e funcionam no Windows, mas caso você saiba de algum programa virtualizador para Linux, que seja bom, é só falar que atualizarei o post.

Os dois programas virtualizadores mais famosos do mercado são o Virtual PC da Microsoft e o VMWare Server da VMWare.

Ao contrário do que dizem eles não são concorrentes, o Virtual PC é gratuito não é para empresas e sim usuário doméstico e pode ser baixado em: http://www.microsoft.com/windows/downloads/virtualpc/default.mspx

Para o público empresarial a Microsoft possui outra ferramenta chamada Virtual Server.

Já o VMWare Server (ou Workstation) é uma ferramenta mais “robusta” e com maior nível, voltado para empresas ou redes virtuais mais complexas.

Cada programa tem seus pontos bons e ruins, mas por não serem concorrentes prefiro não falar de suas diferenças.

Vantagens da Virtualização:

Existem muitas vantagens na virtualização, vou falar apenas as mais comuns.

Melhor uso de hardware. Já que você pode levantar várias máquinas virtuais, isso te economiza máquinas físicas, não precisando mais de um servidor para anti-vírus ou para controlador de domínio, servidor de impressão, etc…O que nos leva a segunda vantagem.

Economia no custo operacional. Com menos máquinas físicas menor será o gasto energético e gastos de hardware, tudo o que você precisa é uma única máquina mais robusta e levantar o resto virtualmente.

Melhor capacidade de testar programas e simular problemas. Como você pode criar e configurar uma máquina virtual rapidamente, você pode testar O.Ss, programas BETA ou simular um ambiente com grande facilidade.

Maior segurança. Como as máquinas são isoladas em um único arquivo e não enxergam os arquivos da máquina nativa a lance de vírus é mínima. Por exemplo, deixe que uma máquina virtual cuide de todo seu download, torrent por exemplo. Dessa forma ser houver alguma infecção não afetará sua máquina física.

Desvantagens:

Desempenho. Como a máquina virtual roda em cima do O.S ela nunca vai ser tão rápida quanto uma máquina física, portanto não é bom virtualizar nada que precise de alto desempenho, como um banco de dados.

Hardware. Como já disse diversas vezes, VM’s possuem um alto custo de memória e HD, não pense em fazer isso se tiver pouco espaço sobrando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • 3GB 500 Watts 500W adware amd AMD Phenom AMD Phenom II Asus note book notebook eeePC botar Casemod campeonato cavalo de troia chega colocar como como recuperar dados apagados como recuperar dados perdidos comparativo Comunidade comu orkut FRD digital configurar de graça dell engraçado fonte fonte alimentação fortaleza HD internet internet google chrome navegador iphone 3G jogo jogos Leadership mais de maquina virtual monitor Mypod Nextel nordeste Notebook Note book Note book notebook asus N10 nova tecnologia oi oled o que e pague a vista pc computador forma pagamento Phenom II placa mãe mobo motherboard placa-mae ecs a780gm-a a780gm qual fonte quanto consome o computador quantos Watts Que e gargalo RA3 Red Alert 3 RA recife Review salvador Samsung nokia symbian adesão controle controla se7en Seven spyware telas teste temperatura amd athlon 64 X2 Tim asus tipo de virus tipos de virus virus Virus pendrive vista vitoria vostro 1310 Windows Windows 7 Windows Server Windows Server 2008 xp
  • janeiro 2009
    D S T Q Q S S
    « dez   fev »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • Meta

  • %d blogueiros gostam disto: