h1

Mais de 3.25GB no Windows XP e no Vista

03/01/2009

Bom galera navegando na internet a fora achei uma solução para o problema dos 3.25GB no Windows XP. Achei no Site do pplware. E vou transcrever aqui como fazer.

Como é do conhecimento geral todas as versões “não servidores” de 32-bits do Windows XP e Vista impõem um limite de memória ram de 4GB.

Felizmente existem técnicas que se podem utilizar para ultrapassar estas limitações. Esta técnica em que “tropecei” baseia-se no Physical Address Extension (PAE), uma característica dos processadores x86 que permite aos sistemas operativos de 32-bits ultrapassarem o tal limite de memória de 4GB.

Um artigo MSDN explica que os sistemas operativos Windows a 32-bit suportam o PAE.

Em um ou dois casos (raros), os programadores podem tirar vantagens da tecnologia PAE para ultrapassar os limites do Windows. Por exemplo, um utilizador destes sistemas operativos, Alan Gorski, verificou que quando aumentou a memória ram do seu computador para 8GB, o AutoCAD conseguiu abrir grandes ficheiros de desenho sem aparecer o erro “out of memory“, erro que anteriormente lhe aparecia com frequência.

Existe esta possibilidade do sistema operativo usar a tecnologia PAE. Explica-se pelo facto do Windows assentar nessa tecnologia para apoiar a característica de segurança conhecida como Data Execution Prevention (DEP).

Se o computador suportar hardware-enforced DEP, então o PAE está presente também.


Vamos então procurá-lo no Windows XP
:

1. Iniciar -> Executar.

2. Escrever sysdm.cpl e clique no Enter.

3. Clicar no separador Avançadas. Dentro da caixa Desempenho, clicar em Definições e de seguida em Prevenção de Execução de Dados.
4. Procurar por uma mensagem no fundo. Se indicar que o hardware não suporta DEP, existem hipóteses do PAE não estar activado.

Vamos então activa-lo:

1. Iniciar -> Executar

2. Escrever na caixa “notepad c:boot.ini” e pressionar Enter.
3. Por baixo da linha [operating systems], procurem por linha que contenha “/noexecute switch”, pode estar por exemplo “/noexecute=optin” ou “/noexecute=optout” ou “/noexecute=always on”. Coloquem o cursor exactamente a seguir a isso e façam espaço seguido de “/pae”. Gravem o ficheiro e reiniciem.

Nota1. Os parêntesis não se colocam, foram utilizados para definir apenas o comando a utilizar.

Vamos ao Windows Vista:

1. Propriedades do Computador -> Definições Avançadas do Sistema -> Avançadas -> Desempenho -> Definições -> Prevenção de Execução de Dados.

2. Se aparecer a caixa do User Account Control, clicar Continuar.
3. Se a mensagem no fundo disser que o sistema suporta DEP e a aparecer a opção “Activar a DEP…” seleccionada, então o PAE está activado também.

Vamos então activá-lo (ou desactivar), caso não esteja activado:

1. Iniciar escrever cmd.exe e pressionar Ctrl+Shift+Enter.

2. Se aparecer a caixa do User Account Control, clicar Continuar. Isto vai fazer surgir uma janela da linha de comandos privilégios de administrador.
3. Escrever nessa caixa “BCDEdit /set PAE ForceEnable” e pressionar Enter.

– Mais informação sobre o PAE no TechNet da Microsoft’s.

A Microsoft avisa, no entanto, no artigo do TechNet que alguns drivers não irão correr se o PAE estiver activado. Após efectuada esta alteração fiquem de olho no sistema operativo a nível da estabilidade.

Se tiverem problemas com drivers ou no início do sistema operativo, removam a linha “/pae” do boot.ini no XP, ou escrevam a seguinte linha na linha de comandos, com privilégios de administrador para o Vista:

BCDEdit /set PAE ForceDisable

Antes de começar, faça uma cópia de segurança no caso de alguma coisa correr mal.

NOTA2: Este artigo tem especial interesse pelo facto de muitas máquinas hoje em dia estarem aptas a receberam memória acima dos 4GB, depois o preço da ram tem vindo a cair, tornando-se num área interessante para melhorar o desempenho do nosso sistema.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • 3GB 500 Watts 500W adware amd AMD Phenom AMD Phenom II Asus note book notebook eeePC botar Casemod campeonato cavalo de troia chega colocar como como recuperar dados apagados como recuperar dados perdidos comparativo Comunidade comu orkut FRD digital configurar de graça dell engraçado fonte fonte alimentação fortaleza HD internet internet google chrome navegador iphone 3G jogo jogos Leadership mais de maquina virtual monitor Mypod Nextel nordeste Notebook Note book Note book notebook asus N10 nova tecnologia oi oled o que e pague a vista pc computador forma pagamento Phenom II placa mãe mobo motherboard placa-mae ecs a780gm-a a780gm qual fonte quanto consome o computador quantos Watts Que e gargalo RA3 Red Alert 3 RA recife Review salvador Samsung nokia symbian adesão controle controla se7en Seven spyware telas teste temperatura amd athlon 64 X2 Tim asus tipo de virus tipos de virus virus Virus pendrive vista vitoria vostro 1310 Windows Windows 7 Windows Server Windows Server 2008 xp
  • janeiro 2009
    D S T Q Q S S
    « dez   fev »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • Meta

  • %d blogueiros gostam disto: