h1

Acusada de truste, Intel é multada na Coréia do Sul em US$ 25,4 mi

05/06/2008

A Comissão de Comércio Justo da Coréia multou a Intel em 25,4 milhões de dólares por abuso da sua posição dominante no mercado de microprocessadores.

A Comissão afirmou que a Intel ofereceu descontos para fabricantes da Coréia do Sul que concordassem em não comprar chips da rival AMD, prática que viola as regras de comércio do país.

A Intel afirmou que discorda da decisão e indicou que apelará à corte mais alta do país, em Seoul. O conselheiro geral da Intel, Bruce Sewell, afirmou que a companhia acredita que a Comissão não deu consideração total ás evidências apresentadas.

“Quando chegarmos à uma corte onde um juiz de verdade esteja decidindo, isto será bom para nós e nós temos este direito”, afirmou ele.

A Comissão divulgou um apanhado das suas conclusões nesta quinta-feira (05/06). Todas as conclusões deverão ser publicadas nos próximos 60 dias. A Intel então terá 30 dias para revisá-las, para então entrar com uma apelação em Seoul.

Em comunicado, o órgão afirmou que a Intel ofereceu descontos entre 2002 e 2005 a fabricantes que incluem Samsung Eletronics e Trigem Computer.

A decisão é similar a uma divulgada por reguladores japoneses em 2005. A Intel também está sendo investigada na Europa e nos Estados Unidos por práticas similares.

Membros do órgão sul-coreano começaram a investigar o histórico da Intel em 2005, continuando-as com uma “visita surpresa” aos escritórios da empresa na Coréia do Sul em fevereiro de 2006.

Os reguladores do país mostram no passado não ter dúvidas em investir contra grandes empresas que possam estar envolvidas em práticas anticompetitivas, ainda que as multas coreanas em casos semelhantes tenham sido relativamente baixas comparadas às impostas contras as mesmas empresas em outros países.

Em 2005, a Coréia do Sul multou a Microsoft em 34 milhões de dólares e exigiu que a empresa vendesse uma versão do Windows sem o programa de mensagens instantâneas Windows Messenger ou o Windows Media Player, enquanto a Comissão Européia multou a Microsoft em centenas de milhões de dólares em ação similar em 2004.

Representantes da AMD saudaram a decisão. “Não é uma surpresa para mim, dado o comportamento passado da Intel e as diferentes coisas acontecendo em diferentes países”, afirmou o vice-presidente de marketing da AMD, Patrick Moorhead.

————

Minha Opinião:

Em vez de a AMD ficar saudando as decisões da Comissão de Comércio Justo da Coréia a respeito de sua rival, a Intel, ela deveria é se preocupar com sua péssima situação atual no mercado de microprocessadores… Tanto que esta decisão nem vai ajudar a AMD em nada (O que são US$ 25,4 milhões para uma empresa bilionária como a Intel? Não vai ser isto que vai fazer ela sair do “caminho” de sua rival AMD)

2 comentários

  1. Sem dúvida enquanto a AMD está focada nisso, a Intel tá trabalhando em outras coisas… CENTRINO por exemplo, vem muito forte e tá virando outro dogma da Intel, como foram os Pentium… “Core Quad” hoje é um sinônimo de Intel… a AMD tá paradona demais como espectador!


  2. Apesar desse chamado “monopólio” da intel no mercado dos CPUs hoje, a AMD deve se focar mais no desenvolvimento de novos processadores e tecnologias, pois está sendo dechada para trás, e convenhamos que os Atlhon X2 não estão fazendo tanta frente as Core extreme da intel…



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • 3GB 500 Watts 500W adware amd AMD Phenom AMD Phenom II Asus note book notebook eeePC botar Casemod campeonato cavalo de troia chega colocar como como recuperar dados apagados como recuperar dados perdidos comparativo Comunidade comu orkut FRD digital configurar de graça dell engraçado fonte fonte alimentação fortaleza HD internet internet google chrome navegador iphone 3G jogo jogos Leadership mais de maquina virtual monitor Mypod Nextel nordeste Notebook Note book Note book notebook asus N10 nova tecnologia oi oled o que e pague a vista pc computador forma pagamento Phenom II placa mãe mobo motherboard placa-mae ecs a780gm-a a780gm qual fonte quanto consome o computador quantos Watts Que e gargalo RA3 Red Alert 3 RA recife Review salvador Samsung nokia symbian adesão controle controla se7en Seven spyware telas teste temperatura amd athlon 64 X2 Tim asus tipo de virus tipos de virus virus Virus pendrive vista vitoria vostro 1310 Windows Windows 7 Windows Server Windows Server 2008 xp
  • junho 2008
    D S T Q Q S S
    « maio   jul »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930  
  • Meta

  • %d blogueiros gostam disto: