h1

Teste revela problemas em banda larga da Telefônica, Net e TVA

18/05/2008

A banda larga, internet rápida, pode não ser tão veloz e estável quanto o esperado e prometido ao consumidor, segundo teste feito pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor). Velocidade abaixo da contratada, instabilidade na conexão e instalação fora do prazo foram os principais problemas dos serviços da Net (Vírtua), Telefônica (Speedy) e TVA (Ajato).

A banda larga das três foi analisada pelo Idec com a ajuda do Núcleo de Informação e Coordenação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (NIC.br/CGI.br) por meio da contratação dos serviços de cada empresa em duas residências para avaliar o tempo de atendimento na contratação e no cancelamento, instalação na data programada, velocidade e estabilidade de conexão.

Apesar de não ter valor estatístico –foram seis locais–, o teste mostra desrespeito aos direitos do consumidor, diz o advogado-consultor do Idec, Luiz Fernando Moncau. “É mais indício do que fato, mas não foi preciso testar nem dez para encontrar problemas.”

As dificuldades começaram na instalação: uma das conexões da Telefônica nem entrou no teste porque os equipamentos chegaram dois meses após a solicitação em um dos locais. Instalar o serviço no dia marcado também foi uma dificuldade para as outras duas empresas.

A contratação do serviço demorou até 36 minutos (Telefônica) e foram pedidas informações que o Idec considerou invasão à privacidade do consumidor, como dados eleitorais.

Outro problema em relação ao atendimento foi a ausência de telefones gratuitos ao consumidor para contatar a TVA, o que é obrigatório, segundo resolução da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A conexão também apresentou problemas. O principal na Net foi a velocidade abaixo de 40% da contratada “principalmente entre meio-dia e meia-noite”. No contrato, a empresa avisa ao consumidor que garante a entrega de 10%, no mínimo.

As três empresas têm cláusulas restritivas de velocidade, mas o Código de Defesa do Consumidor (artigo 51) diz que elas não têm validade. Além disso, diz Moncau, a velocidade garantida é muito abaixo da prometida pela operadora.

A Anatel, por meio da assessoria de imprensa, defendeu a redução: “A empresa está vendendo a garantia mínima, não há possibilidade de entrega do máximo em tempo integral”.

O teste também verificou instabilidade na conexão (a do Speedy funcionou em 60,5% dos testes) e venda casada, proibida pelo direito do consumidor. Telefônica e Net obrigaram o cliente a comprar outros serviços com a banda larga (linha telefônica e TV a cabo, respectivamente). Também não houve entrega dos contratos.

——//——

Minha Opinião:

Tudo bem nos sabemos, não tem como dar o maximo da conexão em tempo integral, mas também não da para se aceitar o mínimo da conexão em tempo integral coisa que a NET tem o “direito”, não deveria como o próprio Código de Defesa do Consumidor diz no artigo 51, mas tem este direito de entregar a penas 10% da velocidade que pagamos, e sei muito bem que isto não acontece só com a NET. Eu acho que a Anatel precisa rever muitas coisas a respeito da banda larga no Brasil.

Vale lembrar que o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) se esqueceu de mencionar o Traffic Shaping no teste.prática “supostamente” usada por todos os provedores de banda larga para, como sugere a própria tradução do inglês, moldar o tráfego usado pelo usuário, determinado quais programas ou protocolos podem ter acesso a determinada quantidade de banda em quais períodos do dia.

Fonte da noticia: Folha On-Line

4 comentários

  1. A prática de Traffic Shaping é rotineira… mas salvo raras excessões nestes últimos tempos, não tenho tido problemas mais com a BrT…. é só você ignorar o “ilimitado” do plano e reduzir o tráfego, baixar menos arquivos GRAAANES em períodos curtos (tipo, um filme DVX em um dia)..


  2. Aqui em Belo Horizonte eu contratei o serviço da GVT a quase um mês vieram um dia apos do pedido, apos isso disseram que teria que haver adequação predial, e depois disso nem oi cachorro mais, liguei varias vezes pedindo um respaudo da operadora e tudo oque fizeram foi me enrolar, pedi para cancelar o pedido e nem assim consegui, nem cancelar/ é nem um respaudo. Me disseram que ligariam para mim em no maximo 24horas e apos 72horas, estou ainda aguardando. Estou vendo que terei que reclamar direto na ANATEL “A defensora das grandes empresas”.


  3. Algumas citações do contrato com a NET:

    * Em caso de utilização excedente à franquia de consumo, a NET não cobrará por megabyte adicional. O cliente que extrapolar sua franquia terá sua velocidade reduzida para a menor velocidade comercializada (200 Kbps) até o final do mês corrente quando sua velocidade será restaurada para a velocidade contratada.

    A velocidade contratada pode não ser atingida devido a fatores externos à NET e características intrínsecas à rede mundial de computadores – INTERNET, não havendo garantias quando a origem de dados for originada em rede de terceiros, o que pode influenciar diretamente na velocidade de tráfego. A NET garante o mínimo de 10% (dez por cento) da velocidade nominal contratada.

    A afirmação “Ninguém navega mais rápido no Brasil” é feita com base na inexistência de serviço similar que ofereça velocidade de download superior a 8 Mbps no mercado brasileiro.

    Não seria mesmo uma vergonha?


  4. Olha, eu acredito que não podemos nos calar com relação as propagandas enganosas das operadoras, se a empresa não estiver correspondendo às expectativas temos que reclamar mesmo, eu estava com a prestadora GVT , no começo tive um trabalhão mas acabaram resolvendo, até um update no meu moden tive que fazer, mas resolveu, agora com a NET é dificil hein, eu já estava reclamando a 3 meses de oscilação na velocidade, e eles não resolviam, então peguei todos os protocolos e denunciei na anatel , a funcionária me disse que eles teriam 5 dias úteis pra resolver o problema , no ultimo dia apareceu o cara da NET aqui e mecheu em algumas configuraçãoes que eles mesmo determiram e funcionou certinho. Mas é assim só reclamando na anatel mesmo até eles resolverem, se não resolverem não paguem a fatura e vão ao procom , mas sempre com os protocolos de reclamação e print-screen dos testes de velocidade. Em toda fatura de serviços de comunicação tem o fone da ANATEL, mas aqui vai …pra garantir 0800-33 2001



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • 3GB 500 Watts 500W adware amd AMD Phenom AMD Phenom II Asus note book notebook eeePC botar Casemod campeonato cavalo de troia chega colocar como como recuperar dados apagados como recuperar dados perdidos comparativo Comunidade comu orkut FRD digital configurar de graça dell engraçado fonte fonte alimentação fortaleza HD internet internet google chrome navegador iphone 3G jogo jogos Leadership mais de maquina virtual monitor Mypod Nextel nordeste Notebook Note book Note book notebook asus N10 nova tecnologia oi oled o que e pague a vista pc computador forma pagamento Phenom II placa mãe mobo motherboard placa-mae ecs a780gm-a a780gm qual fonte quanto consome o computador quantos Watts Que e gargalo RA3 Red Alert 3 RA recife Review salvador Samsung nokia symbian adesão controle controla se7en Seven spyware telas teste temperatura amd athlon 64 X2 Tim asus tipo de virus tipos de virus virus Virus pendrive vista vitoria vostro 1310 Windows Windows 7 Windows Server Windows Server 2008 xp
  • maio 2008
    D S T Q Q S S
    « abr   jun »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • Meta

  • %d blogueiros gostam disto: