h1

Microsoft prolonga a vida do Windows XP

05/04/2008
Decisão procura evitar um êxodo para o Linux em PCs de baixo custo

A Microsoft anunciou que permitirá a venda do Windows XP em computadores de baixo de custo até junho de 2010, mais de um ano depois do lançamento da versão mais recente do sistema operacional.

A decisão mostra que o Vista realmente emperra nos requerimentos de hardware. Para usar todos os seus recursos, a configuração mínima do PC é um processador de 1 GHz, memória de 1 GB e 40 GB de disco. Para o Windows XP Professional, as exigências são processador de 300 MHz, 128 MB de memória e disco de 1,5 GB.

A Microsoft define como computadores de baixo custo (ULCPCs, na sigla em inglês), sistemas que usam processadores de linhas que já foram descontinuadas e precisam de um cartão gráfico separado. Um exemplo é o Asus Eee PC, que roda Windows XP ou Linux e é vendido nos Estados Unidos por menos de US$ 400. Tais máquinas não conseguem rodar o Vista.

Sem o XP, fabricantes como a Asus seriam forçadas a oferecer apenas Linux em seus produtos. Esta é a situação que a Microsoft tenta evitar, principalmente considerando que a venda de computadores de baixo custo está crescendo nos mercados emergentes, como Índia, China e Brasil.

A Microsoft vai tirar o Windows XP das prateleiras para a maioria das fabricantes de PCs a partir de 30 de junho, apesar de alguns vendedores terem acesso ao produto até janeiro de 2009. A companhia espera que as vendas do XP representem 15% de sua receita de sistemas operacionais no atual ano fiscal, que se encerra em junho.

O Windows XP foi lançado no final de 2001. Geralmente, a Microsoft vende um sistema operacional por apenas quatro anos depois do lançamento. Mas os atrasos na estréia do Vista, que ocorreu em janeiro de 2007, forçaram a companhia a continuar vendendo o XP por mais tempo que o necessário. Agora, é o mercado quem o faz.

InformationWeek EUA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • 3GB 500 Watts 500W adware amd AMD Phenom AMD Phenom II Asus note book notebook eeePC botar Casemod campeonato cavalo de troia chega colocar como como recuperar dados apagados como recuperar dados perdidos comparativo Comunidade comu orkut FRD digital configurar de graça dell engraçado fonte fonte alimentação fortaleza HD internet internet google chrome navegador iphone 3G jogo jogos Leadership mais de maquina virtual monitor Mypod Nextel nordeste Notebook Note book Note book notebook asus N10 nova tecnologia oi oled o que e pague a vista pc computador forma pagamento Phenom II placa mãe mobo motherboard placa-mae ecs a780gm-a a780gm qual fonte quanto consome o computador quantos Watts Que e gargalo RA3 Red Alert 3 RA recife Review salvador Samsung nokia symbian adesão controle controla se7en Seven spyware telas teste temperatura amd athlon 64 X2 Tim asus tipo de virus tipos de virus virus Virus pendrive vista vitoria vostro 1310 Windows Windows 7 Windows Server Windows Server 2008 xp
  • abril 2008
    D S T Q Q S S
    « mar   maio »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  • Meta

  • %d blogueiros gostam disto: