h1

Empresas vão lançar notebook com HD de um terabyte

09/02/2008

A fabricante de computadores Asus anunciou nesta quinta-feira o lançamento de notebooks equipado com dois discos rígidos (HDs) de 500GB da Hitachi Global Storage Technologies. Combinados, estes drives modelo Travelstar 5K500 – que possuem a maior capacidade de armazenamento já desenvolvida para notebooks – darão aos portáteis Asus M70 e M50 o poder de guardar até um terabyte (o equivalente a 10 elevado a 12 bytes) – tamanho considerado astronômico há até poucos anos.

Os discos estarão disponíveis no mercado a partir de fevereiro e representam armazenagem de cerca de mil horas de vídeo, mais de 350 filmes longos ou 250 mil músicas de quatro minutos cada. Um terabyte também suporta a mesma quantidade de dados que pode ser colocada em folhas de papel produzidas a partir de 50 mil árvores.

O aperfeiçoamento realizado pela Hitachi se deve à adição de uma terceira bandeja de disco ao drive de 2.5 polegadas e à maior compressão dos dados alocados nestas bandejas. Isso significa que, por ser fisicamente maior, o novo drive não caberia em diversos modelos atuais de laptop. A Hitachi, no entanto, acredita que isso não será um problema, alegando que os fabricantes de computador terão interesse em redesenhar suas máquinas para comportar o inédito drive de 500GB.

Ainda segundo a empresa, uma versão de drive com 400GB deverá ser lançada no primeiro quadrimestre de 2008, a US$ 349. O modelo básico de 500GB custará em torno de US$ 399.

No segmento de desktops, os discos rígidos de um terabyte não são propriamente uma novidade, mas têm se tornado cada vez mais comuns fora do segmento corporativo a partir do advento do vídeo de alta definição e dos gravadores de vídeo, segundo analistas. A Dell, por exemplo, decidiu estender a venda desta configuração para usuários domésticos nos Estados Unidos em março de 2007, com uma linha de PCs voltados para gamers e igualmente equipados com drives da Hitachi.

Executivos do mercado de HDs apontam que os bancos, estacionamentos, aeroportos e cassinos – com suas câmeras de monitoramento interno ligadas 24 horas por dia – são bons exemplo de grandes consumidores de drives.

Fonte: ForumsNotebook

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • 3GB 500 Watts 500W adware amd AMD Phenom AMD Phenom II Asus note book notebook eeePC botar Casemod campeonato cavalo de troia chega colocar como como recuperar dados apagados como recuperar dados perdidos comparativo Comunidade comu orkut FRD digital configurar de graça dell engraçado fonte fonte alimentação fortaleza HD internet internet google chrome navegador iphone 3G jogo jogos Leadership mais de maquina virtual monitor Mypod Nextel nordeste Notebook Note book Note book notebook asus N10 nova tecnologia oi oled o que e pague a vista pc computador forma pagamento Phenom II placa mãe mobo motherboard placa-mae ecs a780gm-a a780gm qual fonte quanto consome o computador quantos Watts Que e gargalo RA3 Red Alert 3 RA recife Review salvador Samsung nokia symbian adesão controle controla se7en Seven spyware telas teste temperatura amd athlon 64 X2 Tim asus tipo de virus tipos de virus virus Virus pendrive vista vitoria vostro 1310 Windows Windows 7 Windows Server Windows Server 2008 xp
  • fevereiro 2008
    D S T Q Q S S
    « jan   mar »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    242526272829  
  • Meta

  • %d blogueiros gostam disto: